Serviços e Turismo
Serviços – Conjunto de atividades que não se dedicam à produção de bens materiais. Estão incluidas atividades como o comércio, transportes, saúde, justiça, educação e administração pública.
Fatores que contribuiram para o aumento do setor dos serviços:
- . Aumento do nível de vida
- . Existência de um estado providência
- . Concorrência entre empresas
Existem 4 principais tipos de serviços:
- serviços empresariais e a banca (seguros, créditos, investimentos);
- serviços de distribuição (comercio e transportes);
- administração pública e serviços sociais (Estado– defesa, justiça, educação)
- serviços pessoais (doméstico, turismo, cultura);
Comércio
O comércio resulta da desigual produção e necessidades.
O Comércio pode ser:
- Interno - Comércio realizado dentro do país.
- Comércio Externo/internacional - realizado com outros países.
Fatores para a expansão do comércio mundial:
- Forte crescimento económico industrial,
- Liberalização das trocas comerciais devido à abolição das barreiras alfandegárias,
- Aumento demográfico,
- Melhoria do nível de vida ( maior poder de compra),
- Desenvolvimento dos transportes e das vias de comunicação,
- Os factores mais actuais são contudo o marketing e a publicidade que leva ao consumismo.
Fluxos Comerciais:
- Europa - comércio é sobretudo intraeuropeu mas também com os EUA e Japão,
- EUA - fundamentalmente com o Canadá, UE e Japão.
- Japão - essencialmente com os EUA, seguindo-se Ásia oriental e países do sudoeste asiático.
Comércio Mundial: controlado directa e indirectamente pelas multinacionais dos países economicamente mais fortes (Tríade que estende a sua influência a todo o mundo: América do Norte, Japão e Europa Ocidental).
Estas regiões e países controlam o comércio devido a:
- Terem grande desenvolvimento/produção industrial;
- Os seus agricultores serem mais produtivos;
- Possuírem potentes frotas marítimas, aéreas e grandes bancos
- Controlarem o preço dos produtos através das bolsas de comércio.
Principais produtos comercializados:
Produtos transformados, com destaque para máquinas, materiais de transportes, produtos agrícolas e combustíveis.
Os PD exportam para os PED produtos industriais (mercadorias valorizadas no comércio mundial ) com preços mais elevados.
Pelo contrário, os países mais probres vendem para os PD matérias agrícolas e minerais cujos preços tendem a estacionar ou a baixar (produtos desvalorizados no comércio mundial), o que contribui para piorar a sua balança comercial. Com exceção dos grandes produtores de petróleo os países pobres vendem matérias-primas agrícolas e minerais a baixo custo.
Exemplos de países (NPI) que começam a competir com as grandes potências:
- Ásia: Taiwan, Singapura, Coreia do Sul e Hong Kong, a China, Índia, Tailândia...
- América Latina: Brasil, México, Venezuela...
- África: África do Sul (maior potência africana), seguida da Nigéria e países do norte de África, devido à produção de petróleo.
Turismo
Fatores que promoveram o aumento desta atividade a nível mundial:
- Redução do horário de trabalho e aumento dos tempos livres;
- Aumento da mobilidade com a melhoria dos transportes;
- Novos padrões de comportamento;
- Liberalização da circulação de pessoas;
- Generalização das férias pagas e aumento do poder de compra;
- Divulgação de informação sobre novos lugares através dos operadores turísticos e dos meios de comunicação.
Que relação se estabelece entre o turismo e as características naturais e humanas de uma região?
Factores físicos que influenciam o turismo:
- Clima
- Relevo
- Vegetação
- Água
Factores humanos que influenciam o turismo:
- Oferta de alojamentos
- Construção de infra-estruturas e equipamentos
- Publicidade aos lugares
- Intervenção de operadores turísticos
- Riqueza do património cultural e artístico
- Estabilidade política e social
Principais fluxos turísticos
As principais áreas de destino turístico são:
- Europa (bacia do Mediterrâneo)
- Nordeste dos EUA/Califórnia (EUA)
- Japão
- China
- Austrália
Destinos secundários
- México
- Sudeste Asiático
- Médio Oriente/ Norte de África
- Oceânia/ América do Sul, África Negra
- Brasil
IMPACTES DOS SERVIÇOS E TURISMO SOCIOECONÓMICOS
Aspetos positivos provocados pelo turismo:
- Promoção de produtos dos locais e valorização do património local
- Crescimento de infra-estruturas
- Criação de postos de trabalho (aumento da oferta de emprego)
- Desenvolvimento da economia (Estimula atividades económicas paralelas)
- Aumento dos contatos interculturais
Impactos negativos provocados pelo turismo
- Emprego sazonal, e pouco qualificado
- Elevado investimento em infra-estruturas
- Dependência externa em países com economias pouco produtivas (desenvolvimento económico explorado por operadores turísticos de outros países)
- Investimentos em infra-estruturas não prioritárias
Os impactes ambientais são:
- Destruição dos ecossistemas (fauna/flora)com a destruição, por exemplo, de áreas agrícolas e florestais para a construção
- Contaminação dos recursos hídricos
- Sobreexploração das águas subterrâneas ( campos de golfe/ piscinas)
- Excesso de construção/ erros no planeamento/ordenamento dos espaços turísticos/falta de ordenamento territorial
- Aumento dos resíduos
Principais tipos de Turismo:
- Turismo Termal
- Turismo rural
- Turismo de aventura
- Turismo Ambiental
- Turismo Religioso - deslocações a lugares santos. (Jerusalém, Vaticano, Meca, Fátima)
- Turismo Balnear (movimenta grande número de pessoas, consiste na busca do Sol e da praia, e implica uma exploração intensiva do litoral durante o Verão, ex:Califórnia, Algarve)
- Turismo de montanha- Explora os recursos paisagísticos e ambientais dos espaços montanhosos, sendo geralmente a segunda forma mais popular de turismo. Procurado no inverno (desportos de neve - estâncias de esqui nos Alpes, Pirinéus, Serra Nevada, Serra da Estrela)
- Turismo Cultural: cidades com património arquitetónico, eventos culturais, museus importantes (Paris, Londres, Roma, Atenas)
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