Serviços e Turismo

 

 

Serviços – Conjunto de atividades que não se dedicam à produção de bens materiais. Estão incluidas atividades como o comércio, transportes, saúde, justiça, educação e administração pública.

 

Fatores que contribuiram para o aumento do  setor dos serviços:

  • . Aumento do nível de vida
  • . Existência de um estado providência 
  • . Concorrência entre empresas

 

Existem 4 principais tipos de serviços:

  • serviços empresariais e a banca (seguros, créditos, investimentos);
  • serviços de distribuição (comercio e transportes);
  • administração pública e serviços sociais (Estado– defesa, justiça, educação)
  • serviços pessoais (doméstico, turismo, cultura);

 

Comércio 

O comércio resulta da desigual produção e necessidades. 

O Comércio pode ser:

  • Interno - Comércio realizado dentro do país.
  • Comércio Externo/internacional - realizado com outros países.

Fatores para a expansão do comércio mundial:

  • Forte crescimento económico industrial,
  • Liberalização das trocas comerciais devido à abolição das barreiras alfandegárias,
  • Aumento demográfico,
  • Melhoria do nível de vida ( maior poder de compra),
  • Desenvolvimento dos transportes e das vias de comunicação,
  • Os factores mais actuais são contudo o marketing e a publicidade que leva ao consumismo.

Fluxos Comerciais:

  • Europa - comércio é sobretudo intraeuropeu mas também com os EUA e Japão,
  • EUA - fundamentalmente com o Canadá, UE e Japão.
  • Japão - essencialmente com os EUA, seguindo-se Ásia oriental e países do sudoeste asiático.

Comércio Mundial:  controlado directa e indirectamente pelas multinacionais dos países economicamente mais fortes (Tríade que estende a sua influência a todo o mundo:  América do Norte, Japão e Europa Ocidental).

 

Estas regiões e países controlam o comércio devido a:

  •     Terem grande desenvolvimento/produção industrial;
  •     Os seus agricultores serem mais produtivos;
  •     Possuírem potentes frotas marítimas, aéreas e grandes bancos
  •     Controlarem o preço dos produtos através das bolsas de comércio.

 

Principais produtos comercializados:

Produtos transformados, com destaque para máquinas, materiais de transportes, produtos agrícolas e combustíveis.

Os PD exportam para os PED produtos industriais (mercadorias valorizadas no comércio mundial ) com preços mais elevados.

Pelo contrário, os países mais probres vendem para os PD matérias agrícolas e minerais cujos preços tendem a estacionar ou a baixar (produtos desvalorizados no comércio mundial), o que contribui para piorar a sua balança comercial. Com exceção dos grandes produtores de petróleo os países pobres vendem matérias-primas agrícolas e minerais a baixo custo.

Exemplos de países (NPI) que começam a competir com as grandes potências:

  •  Ásia: Taiwan, Singapura, Coreia do Sul e Hong Kong, a China, Índia, Tailândia...
  •  América Latina: Brasil, México, Venezuela...
  •  África: África do Sul (maior potência africana), seguida da Nigéria e países do norte de África, devido à produção de petróleo.

 

Turismo

Fatores que promoveram o aumento desta atividade a nível mundial:

  • Redução do horário de trabalho e aumento dos tempos livres;
  • Aumento da mobilidade com a melhoria dos transportes;
  • Novos padrões de comportamento;
  • Liberalização da circulação de pessoas;
  • Generalização das férias pagas e aumento do poder de compra;
  • Divulgação de informação sobre novos lugares através dos operadores turísticos e dos meios de comunicação.

 

Que relação se estabelece entre o turismo e as características naturais e humanas de uma região?

Factores físicos que influenciam o turismo:

  • Clima
  • Relevo
  • Vegetação
  • Água

Factores humanos que influenciam o turismo:

  • Oferta de alojamentos
  • Construção de infra-estruturas e equipamentos
  • Publicidade aos lugares
  • Intervenção de operadores turísticos
  • Riqueza do património cultural e artístico
  • Estabilidade política e social

Principais fluxos turísticos

     As principais áreas de destino turístico são:

  • Europa (bacia do Mediterrâneo)
  • Nordeste dos EUA/Califórnia (EUA)
  • Japão
  • China
  • Austrália
  •  

Destinos secundários

  • México
  • Sudeste Asiático
  • Médio Oriente/ Norte de África
  • Oceânia/ América do Sul, África Negra
  • Brasil

 

IMPACTES DOS SERVIÇOS E TURISMO SOCIOECONÓMICOS

Aspetos positivos provocados pelo turismo:

  • Promoção de produtos dos locais e valorização do património local
  • Crescimento de infra-estruturas
  • Criação de postos de trabalho (aumento da oferta de emprego)
  • Desenvolvimento da economia (Estimula atividades económicas paralelas)
  • Aumento dos contatos interculturais

 

Impactos negativos provocados pelo turismo

  • Emprego sazonal, e pouco qualificado
  • Elevado investimento em infra-estruturas
  • Dependência externa em países com economias pouco produtivas (desenvolvimento económico explorado por operadores turísticos de outros países)
  • Investimentos em infra-estruturas não prioritárias

 

Os impactes ambientais são:

  • Destruição dos ecossistemas (fauna/flora)com a destruição, por exemplo, de áreas agrícolas e florestais para a construção
  • Contaminação dos recursos hídricos
  • Sobreexploração das águas subterrâneas ( campos de golfe/ piscinas)
  • Excesso de construção/ erros no planeamento/ordenamento dos espaços turísticos/falta de ordenamento territorial
  • Aumento dos resíduos

Principais tipos de Turismo:

  • Turismo Termal
  • Turismo rural
  • Turismo de aventura
  • Turismo Ambiental
  • Turismo Religioso - deslocações a lugares santos. (Jerusalém, Vaticano, Meca, Fátima)
  • Turismo Balnear (movimenta grande número de pessoas, consiste na busca do Sol e da praia, e implica uma exploração intensiva do litoral durante o Verão, ex:Califórnia, Algarve)
  • Turismo de montanha- Explora os recursos paisagísticos e ambientais dos espaços montanhosos, sendo geralmente a segunda forma mais popular de turismo. Procurado no inverno (desportos de neve - estâncias de esqui nos Alpes, Pirinéus, Serra Nevada, Serra da Estrela)
  • Turismo Cultural: cidades com património arquitetónico, eventos culturais, museus importantes (Paris, Londres, Roma, Atenas)