O deserto do Atacama

 

O deserto do Atacama

O deserto do Atacama localiza-se na região norte do Chile.

Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, já chove muito pouco na região, em resultado das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, devido à sua altitude. As nuvens húmidas descarregam o seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante longas épocas sem chuva. Isso provoca uma aridez acentuada.

 

 Uma das maiores atrações deste deserto são os Geiseres de Tatio localizados no Valle de La Luna, a cerca de 4.320 metros de altitude. As grandes colunas de vapor alcançam a superfície através de fissuras na crosta terrestre, atingindo a temperatura de 85°C e 10 metros de altura. Estes geiseres formam-se quando os rios gelados subterrâneos entram em contacto com as rochas quentes.

O terreno da região é bastante diversificado em altitude. variando de altitudes quase ao nível do mar até 6893 metros, como no caso de Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo.

Também se encontram áreas marcadas por erosão, dunas e montanhas. O solo é diversificado, mas é composto basicamente de sal e areia.

A região, apesar de ser seca e não apresentar um índice pluviométrico relevante, apresenta alguns lagos de água na maior parte do ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para a fauna que habita a região. 

Com mais de 330 noites claras por ano e um dos céus mais limpos do planeta, o Deserto de Atacama é um paraíso para os astrónomos. 

A região foi primeiramente habitada pelos atacamenhos, povo da região juntamente com a civilização dos nativos aimaras. Ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí o seu nome deserto do Atacama.